Web URL DO SEU SITE

Monday, February 27, 2006

CAPELANIA HOSPITALAR - INTRODUÇÃO


INTRODUÇÃO

Rev. Eudoxio Santos


Ao visitarmos um enfermo no hospital, estamos visitando o próprio Senhor Jesus, que disse: "... Estive enfermo e, me visitastes;... sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes"(1)

O sofrimento, a dor, a enfermidade e o momento de crise destes pequeninos irmãos, justificam a presença do cuidado pastoral no campo da saúde e solicita como um facho de luz. Como amigo e irmão nas mesmas estradas da vida, como companheiro do momento da dúvida e da necessidade, como Cristo, que na estrada de Emaús, enquanto os discípulos “conversavam sobre aquilo que havia acontecido... juntou-se a eles e pôs-se a acompanhá-los”. Visitar é, portanto, o ato de juntar-se a uma pessoa em crise com o objetivo de fortalecê-la, consolá-la e acompanhá-la no momento difícil.

Encontramos exemplo de "visitação" já no Jardim do Éden, quando Deus passeava e visitava a Adão e Eva(2). Assim sendo, "visitar" foi uma ação que começou com nosso Deus, o qual também visitou a Israel varias vezes de forma direta: Abrão(3), Sara(4), Moisés(5), Josué(6), Gideão(7), Samuel(8), Isaías, Jeremias(9).

A visita divina ao seu povo se tornou completa com a vinda de Jesus Cristo na plenitude do tempo(10). No Evangelho de Mateus lemos: “Eis que a virgem conceberá, e dará á luz um filho, e chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, que traduzido é: Deus é Conosco“(11). No Evangelho de João temos o relato da visita quando “o verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito filho de Deus.”(12). Este Verbo divino nos disse que não veio para os sãos, mas para os doentes(13) e ainda nos diz “ eu irei e lhe darei saúde”(14). Então, a visita de Deus através de Jesus Cristo é fundamental para toda a humanidade porque através dela temos a saúde eterna.

O Senhor Jesus também treinou seus discípulos para que visitassem(15) e deu seu exemplo quando foi a casa de Zaqueu(16), quando visitou com Tiago a casa de Pedro(17). E logo, saindo da sinagoga, foram à casa de Simão e de André com Tiago e João. E a sogra de Simão estava deitada com febre; e logo lhe falaram Dela. Então, chegando-se a ela, tomou-a pela mão, e levantou-a; e imediatamente a febre a deixou, e servi-os.” e mesmo quando visitou a casa do principal da sinagoga(18). Convém também lembrarmos que o primeiro milagre foi numa casa, quando o Mestre transformou a água em vinho(19).

Por todas estas evidências percebemos que Jesus dava enorme importância à visitação dos enfermos, fato provado quando ele disse: “estava enfermo e me visitaste...”(20). Este ato cristão de "visitar" também era percebido na Igreja Primitiva, Paulo foi convidado a ir a casa de Lídia (21), Paulo e Silas foram a casa do carcereiro (22), Pedro foi visitar a casa do centurião Cornélio por ordem divina(23).

Precisamos como Igreja do Senhor, levar uma palavra de paz para as pessoas que vivem enfermas, sobrecarregadas e oprimidas. Precisamos anunciar o amor e o zelo de Deus pelas suas vidas. Imitando a Jesus Cristo que sempre ouvia o clamor dos enfermos(24).

O amor que moveu Jesus a morrer por nós, será o principal elemento a mover-nos neste ministério de apoio e consolação aos enfermos.

Portanto, visitar e confortar são:
Empatizar com os que sofrem,
Levar uma palavra de esperança aos desesperados,
Dizer que vale a pena viver apesar das dificuldades existentes na vida.
Amar a Deus e ao próximo.
Levar alguém a ter alegria de aceitar o que é e, se conformar, com o que tem.
Fazer uma vida feliz e ser feliz também.
Compartilhar o amor, a paz e realização que Deus nos dá.
Excluir da nossa vida as palavras: Derrota e Desesperança.
Levar aos pés de Cristo, toda causa dos oprimidos, amargurados, desesperançosos.
Compartilhar com alguém, que o sofrimento, as dificuldades da vida é um meio pelo qual crescemos em direção Deus, do próximo, e de nós mesmos.

Ninguém é poupado da doença. E a saúde tampouco é a única razão da felicidade. Uma pessoa que aprendeu a conviver com a sua enfermidade, pode ser uma pessoa muito feliz e uma fonte de alegria para aqueles que cruzam o seu caminho. Na Bíblia, a doença faz parte da vida. Ela sinaliza para os nossos limites, para a nossa transitoriedade, para a nossa natureza humana.

A importância do Ministério da Visitação Hospitalar está ligada diretamente ao número de pessoas que passa pelos hospitais em todo o mundo, que é bem maior que pelas igrejas. No hospital, a mente e o coração estão geralmente abertos a mensagem do evangelho. Quando o Senhor Jesus aqui viveu o seu ministério era total (corpo, alma e espírito) não podemos deixar de seguir seus passos. Hoje, a ciência médica reconhecer que a paz espiritual do paciente, pode contribuir muito para sua recuperação física.

Raramente o visitador achará as pessoas tão despida de máscaras e vaidade quanto numa enfermidade. Através de conversas, encorajamento e oração, o servo de Deus se torna um agente do poder curativo na crise de enfermidade.

O sofrimento físico nos leva a reconhecer que cada um de nós vai encontrar-se com a própria morte. Pessoas enfermas e com sofrimento físico começam a levantar uma série de perguntas: Por que isto está acontecendo comigo? Por que está acontecendo agora? O que fiz para merecer isto? Vou ficar bom? Onde está Deus nesta situação? Será que alguém vai cuidar de mim? Uma enfermidade pode ser acompanhada por dúvidas; emoções de zanga, solidão, desespero, confusão, ira, culpa; e magoas. Com esta realidade o visitador cristão, o apoio da comunidade de fé, e a ajuda prática em circunstâncias de enfermidade são desafios para os membros da igreja de Cristo.
(1) Mateus 25:36,40.
(2) Gênesis 3: 8.
(3) Gênesis. 12:1, 15: 1 a 21, 17: 1 a 22, 18: 1, 22: 1.
(4) Gênesis. 21:1.
(5) Êxodo 3:1 a 5, 3:16, 6:1 a 3.
(6) Josue 1:1 a 9.
(7) Juízes 6:11.
(8) I Samuel 3:4, 15:10 e 11.
(9) Jeremias 1: 4 a 10 ; 33 : 6.
(10) João 3:16 e 17.
(11) Mateus 1:23.
(12) João 1:14..
(13) Marcos 2:17.
(14) Mateus 8:7.
(15) Mateus 10: 6; Mateus 9 : 35
(16) Lucas 19 :5.
(17) Marcos 1:29 e 31.
(18) Marcos 5 : 38 a 43.
(19) João 2 :1 a 9.
(20) Mateus 25:36.
(21) Mateus 25:36,40.
(22) Atos 16 : 31 a 33.
(23) Atos 10:1-20.
(24) Mateus 9:1-8.

Friday, February 24, 2006

CAPELANIA HOSPITALAR - Projeto de Ministério de Visitação Hospitalar para Voluntários

Rev. Eudoxio Santos


OBJETIVOS:
Atender a deficiência e necessidade de mais pessoas ajudarem no ministério pastoral de visitação na Capelania e proporcionar uma formação espiritual, emocional e técnica para o trabalho de visitação e atendimento hospitalar à pacientes e seus familiares que enfrentam crises em função da doença. Destina-se à cristãos que desejam se preparar melhor para esse ministério e desejam ser voluntários do trabalho de Capelania do Hospital Presbiteriano Dr. Gordon, por uma hora por semana.

DURAÇÃO DO CURSO:
O curso tem duração de 4 meses,

MINISTRADOR:
Rev. Eudoxio Mendes dos Santos Júnior, Capelão do Hospital Presbiteriano Dr. Gordon desde 1983; bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul, Campinas, SP (1978-1981); pos-graduado em “Clinical Pastoral Education, pela University of Tennessee, Knoxville, TN, USA (1997-1998), Doutorando em Ministério - Mackenzie / Reformed Theological Seminary (USA) (2001-2006).

METODO DO CURSO:
O curso terá aulas teóricas e práticas, sendo as aulas teóricas, com apostilha e discussão da matéria e relatório das visitas na aula pratica. As aulas práticas serão realizadas pelos alunos, com visita aos pacientes, trazendo relatórios para ser examinados nas aulas teóricas. A apostila será entregue todas as aulas com conteúdo da aula anterior, devendo o aluno ler durante a semana, fazendo suas observações. No final do curso teremos todas as aulas em uma só apostila.

O Projeto do Ministério de Visitação Hospitalar está divido em quatro modulo:
I - O Paciente, Seus Sentimentos e Suas Necessidades
II - O Visitador, Sua Função e Suas Atividades
III - A Visita, Suas Regras e Sua Prática
IV - Os Benefícios, ao Paciente e Família, ao Hospital e Comunidade.

LIVROS RECOMENDADOS:
1. Rosas de Setembro, Marylyn Willett Heavilin, Candeia, 1989.
2. Deus sabe que sofremos, Philip Yancey, Vida, 1999.
3. Mulheres ajudando Mulheres, Elyse Fitzpatrick, CPAD, 2001
4. Decepcionado com Deus, Philip Yancey, Mundo Cristão, 1996.
5. Parceiros de Oração, John Maxwell. Editora Betania, 1999.
6. Igreja: Por que me importar?, Philip Yancey, Editora Sepal, 2000
7. No Leito da Enfermidade, Eleny Vassão, Cultura Cristã, 1997.