Web URL DO SEU SITE

Friday, March 03, 2006

CAPELANIA HOSPITALAR - Modulo IV - Os Benefícios: ao Paciente e sua Família, ao Hospital e a Comunidade.

MODULO IV
OS BENEFÍCIOS: AO PACIENTE E SUA FAMÍLIA,
AO HOSPITAL E A COMUNIDADE.

Rev. Eudoxio Santos


A visita hospitalar e o cuidado espiritual oferecem benefícios distintos para os pacientes e seus familiares, o pessoal de cuidado médico profissional, a próprio hospital, e a comunidade dentro os quais reside. Estes benefícios crescentemente são demonstrados através de estudos de pesquisa.


1. Os Benefícios para os pacientes e sua família.

Seis áreas de pesquisa estão resumidas aqui, que descreve os benefícios de atenção à espiritualidade de pacientes e seus familiares.

1.1. Apoio Espiritual e sua Prática.
Um corpo crescente de pesquisa demonstra os benefícios da saúde relacionados a religião, fé e sua prática.

Um estudo foi publicado com de 42 mortalidades envolvendo aproximadamente 126.000 participantes demonstrou que as pessoas que ajudadas com envolvimentos religiosos freqüentes foram significativamente provado viver mais tempo comparado a pessoas que eram não freqüentemente envolvidas(1)
.

Em um estudo de quase 600 pacientes idosos, severamente doentes, hospitalizados, esses buscaram um envolvimento com o amor de Deus, com também apoio de pastores e voluntários, visitantes membros da igreja, estavam menos deprimido e com qualidade de vida melhor, até mesmo depois de saber da severidade da doença deles(2)
.

No estudo de 1.600 pacientes de câncer, a contribuição espiritual ao paciente que tinha boa qualidade de vida era semelhante ao seu bem estar físico. Entre pacientes com sintomas significantes como fadiga e dor, esses com vida espiritual atuante é tido com uma qualidade significativamente mais alta de vida(3)
.

CONCLUSÃO: Estes e outros estudos demonstram que a fé traz impacto de bem estar prático emocional e físico. Capelães, pastores e voluntários fazem um papel integrante de apoio e fortalecimento destes recursos religiosos e espirituais.

1.2. A Importância do Cuidado Espiritual para enfrentar a Doença.
Um estudo de adultos mais velhos achou que mais da metade informou que a religião deles era o recurso mais importante que os ajudou na luta com doença(4)
.

Em outro estudo, 44 % dos pacientes informaram que a religião era o fator mais importante que os ajudou na luta com a doença deles ou hospitalização(5)
.

Em um estudo de mulheres com câncer de peito, 88 % informaram que religião era importante para elas e 85 % indicaram que a religião ajudou a enfrentar(6)
.

Semelhantemente, 93 % das mulheres em um estudo de pacientes de câncer ginecológicos informaram que a religião aumentou a sua esperança(7)
.

Um estudo com pacientes de câncer de peito informou que 76 % tinham orado sobre a situação deles como um modo para enfrentar o diagnostico(8)
.

Estudos demonstram que estar bem espiritualmente ajuda as pessoas a moderar os sentimentos dolorosos que acompanham a doença: ansiedade(9)
, desesperança(10), e isolamento(11).

Muitos pacientes esperam que os capelães e voluntários os ajudem com tais sentimentos infelizes(12)
.

O estudioso Paragment cita muitos estudos adicionais que demonstram a importância do cuidado espiritual na luta das pessoas que lidam com doença.

CONCLUSÃO: As pessoas procuram cuidados espirituais durante doença e em outras experiências dolorosas. Capelães e voluntários devem estar prontos para dar ajuda espiritual na luta das enfermidades.


1.3. Respondendo a Angústia Espiritual
Estudos apontam à importância de angústia espiritual, quer dizer, conflitos religiosos ou espirituais não resolvidos e dúvidas. Esta angústia é associada com a perda de saúde, recuperação, e ajuste com a doença(13)
.

CONCLUSÃO: Capelães e visitantes tem um papel especialmente importante identificando os pacientes em angústia espiritual e os ajudando solucionar os problemas religiosos ou espirituais deles, enquanto melhorando a saúde deles e ajustando assim.

1.4. Aumentando estratégias para enfrentar a doença.
Estudos demonstram que estar bem espiritualmente ajuda as pessoas a moderar os sentimentos dolorosos que acompanham a doença: ansiedade(14)
, desesperança(15), e isolamento(16). Muitos pacientes esperam que os capelães e voluntários os ajudem com tais sentimentos infelizes(17).

CONCLUSÃO: As pessoas querem cuidados espirituais durante doença e outras experiências dolorosas, procurando ajuda. Capelães e voluntários devem estar preparados para dar ajuda espiritual na luta com estes sentimentos.

1.5. Cuidando das Famílias
Freqüentemente os familiares sofrem angústia semelhante ou mais intensa que os que estão hospitalizados. Em alguns estudos, pacientes indicaram que as funções da capelania mais importantes são aquelas que estão ajudando os seus familiares com os sentimentos associados com doença e hospitalização(18)
.

Em um estudo, 56 % das famílias identificaram a religião como o fator mais importante para ajudar a enfrentar a doença de um ente querido deles(19)
.

Um outro estudo indicou que os familiares queriam o cuidado espiritual dos capelães mais que os pacientes(20)
.

Comparado a esses, os familiares dos pacientes de Alzheimer que adoravam a Deus regularmente e que sentia as necessidades espirituais satisfeitas informaram que diminuíram a tensão(21)
.

CONCLUSÃO: Famílias confiam em religiosos e recursos espirituais para enfrentar com os níveis altos de angústia durante a doença de um querido. O cuidado de um capelão e voluntários para os familiares tem um impacto positivo.

1.6. A satisfação do paciente e sua família com o cuidado espiritual provido por capelães.
Estudos indicam que 70 % dos pacientes está atento as necessidades espirituais relacionados à doença deles(22)
.

Estudos de pacientes em hospitais de cuidado agudos indicam que entre um terço e dois terços de todos os pacientes queira receber cuidado espiritual(23)
.

Quando os capelães ajudam a família de um paciente, o mais provável é que o paciente vai escolher aquela instituição novamente para hospitalização futura(24)
.

Um grande estudo de VandeCreek e Lyon mostrou a satisfação dos pacientes e familiares com as atividades dos capelães: A maioria dos pacientes estava satisfeita com o cuidado espiritual provido por capelães(25)
. A satisfação com a assistência da capelania pelos familiares dos enfermos era até mais alta do que informado pelos pacientes. As visitas do capelão "fizeram a hospitalização mais fácil" porque a visita proveu "conforto" e ajudou para o paciente a relaxar. O capelão ajudou para os pacientes "a melhorar mais rápido" e aumentou a prontidão dos pacientes para voltar para casa" porque as visitas lhes ajudaram a sentir mais esperançoso.

CONCLUSÃO: Os pacientes e seus familiares estão freqüentemente atentos as suas necessidades espirituais durante hospitalização, desejam a atenção espiritual profissional a essas necessidades, e respondem positivamente quando recebem atenção - influenciando na sua recomendação do hospital a outros.

2. Os Benefícios para o Hospital e Comunidade.

2.1. Para os Profissionais de Saúde
Profissionais da Saúde, inclusive os médicos e enfermeiras, às vezes experimentam tensão ao trabalhar com os pacientes e familiares. Esta tensão aumentou recentemente porque mudanças econômicas conduziram a menos profissionais que provêem cuidado pelos pacientes seriamente doentes. Capelães podem prover cuidado espiritual sensível, encorajador a estes pacientes e as suas famílias por períodos de tempo estendidos, permitindo assim para outros profissionais prestar atenção a outros deveres.

Capelães fazem um papel importante ajudando profissionais de saúde a enfrentar os seus problemas pessoais. A palavra encorajadora pode aumentar a moral e bom senso do pessoal.
Um estudo relata que 73 % de médicos de UTI e enfermeiras acreditam que prover conforto a eles é um papel importante do capelão, e 32 % acreditam que os capelães deveriam estar disponíveis ajudar pessoal com problemas pessoais(26)
.

2.2. Para os Hospitais
Os serviços de capelães e voluntários beneficiam hospitais pelo menos em 9 meios.

Os capelães e voluntários ajudam hospitais a satisfazer as expectativas dos pacientes com serviços de cuidado espirituais competentes, compassivos, enquanto melhoram assim a imagem do hospital.

Em uma época de medicamento de alta tecnologia, hospitalizações breves, e breves contatos com os médicos e outros profissionais de saúde, os capelães e voluntários oferecem um das poucas oportunidades para os pacientes discutirem as suas preocupações pessoais e espirituais.

Os capelães e voluntários que especializaram na área de capelania por organizações profissionais. Podem oferecer curso de visitação a voluntários das igrejas. Desde participantes em programas, podem ter vários voluntários prestando cuidado espiritual ao hospital sem custo para a instituição.

Os capelães e voluntários estabelecem e mantêm relações importantes com os pastores da comunidade.

Os capelães e voluntários fazem um papel importante abrandando situações de descontentamento de pacientes e seus familiares que envolvem com o hospital. Quando pacientes se tornam nervosos e impacientes os capelães podem mediar estes intensos sentimentos de modos que conservam valiosos recursos organizacionais. A presença deles pode servir como um veículo por reduzir risco.

Os capelães e voluntários podem reduzir e podem prevenir abuso espiritual, agindo como guarda para proteger os pacientes de proselitismo. Códigos de éticas profissionais estipulam que os capelães eles têm que respeitar as convicções de fé e práticas de pacientes e famílias.

Os capelães e voluntários ajudam para os pacientes e seus familiares a identificar os seus valores relativos a escolhas de tratamento no fim da vida e comunicam esta informação ao pessoal de saúde(27)
.

Os capelães e voluntários ajudam os hospitais a desenvolver a sua missão, valor, e declarações de justiça sociais que promovem curando para o corpo, mente e espírito. Especialmente para hospitais que sãos suportados por igrejas, eles promovem consciência de missão.

Os capelães e voluntários ajudam hospitais cumprirem uma variedade de cuidado espiritual e apoio para os pacientes e seus familiares.

É de muito valor o cuidado espiritual provido por capelães eficientes. Um estudo do custo de capelania foi publicado informando que os serviços de capelães profissionais variam entre US$ 2,71 e US$ 6,43 por visita de paciente(28)
.

Adicionalmente, aproximadamente três quartos de executivos de HMO informou em uma pesquisa que a espiritualidade (expressou pela oração pessoal, meditação espiritual e religiosa) pode ter um impacto no bem estar, então pode ajudar no impacto do custo(29)
.

2.3. Para a Comunidade
Hospitais são crescentemente sensíveis sobre a sua relação para com a comunidade e os capelães fazem contribuições sem igual provendo muitos serviços da comunidade. Estes incluem:
Liderança e participação em programas de sociais da comunidade.
Liderança de grupos de apoio para ajudar para os membros da comunidade a enfrentar a perda ou crise e viver com a doença.
Liderança e participação na comunidade em respostas as crises, desastre, pobreza.
Participação do cuidado espiritual que enfatiza conexões a pastores locais e igrejas.
Orientação e apoio para programas das igrejas e da comunidade como ajuda a alcoólatras, drogados.
Programas educacionais estabelecendo voluntários das igrejas que se ocuparão de visitação espiritual nas casas e a igrejas.
Relações ativas mantendo com associações evangélicas locais.
Comunidade provendo seminários educacionais em tópicos de espiritualidade, perda e doença, e luta com a crise.

CONCLUSÕES: Nos tumultos dos hospitais, os diretores estão procurando constantemente modos para prover ótimos serviços aos pacientes dentro de suas dificuldades financeiras. Eles buscam manter os funcionários de qualidade e manter relações positivas dentro dos hospitais e a comunidade. Os capelães respondem a estas preocupações de modo sem igual, enquanto utilizando as tradições históricas de espiritualidade que contribui à cura de corpo, mente, coração e alma.

____________________________
(1) McCullough, Hoyt, Larson, Koenig & Thoresen, 2000.
(2)
Koenig, Pargament, & Nielsen, 1998.
(3) Brady, Peterman, Fitchett, Mo, & Cella, 1999.
(4) Koenig, Moberg, & Kvale, 1988.
(5) Koenig, Paire, Bearon, & Travis, 1991.
(6) Johnson & Spilka, 1991.
(7) Roberts, Marrom, Elkins, & Larson, 1997.
(8) VandeCreek, Rogers, & Lester, 1999.
(9) Kaczorowski, 1989.
(10) Mickley, Soeken, & Belcher, 1992; Fehring, Moleiro, & Shaw, 1997.
(11) Feher & Maly, 1999.
(12) Paire, Travis, Koenig, & Bearon, 1992.
(13) Berg, Fonss, Reed, & VandeCreek, 1995,; Fitchett, Rybarczyk, DeMarco, & Nicholas, 1999,; Fitchett, 1999a,; Fitchett, 1999b.
(14) Kaczorowski, 1989.
(15) Mickley, Soeken, & Belcher, 1992; Fehring, Moleiro, & Shaw, 1997.
(16) Feher & Maly, 1999.
(17) Paire, Travis, Koenig, & Bearon, 1992.
(18) Carey, 1973; Carey, 1985.
(19) Koenig, Paire, Bearon, & Travis, 1991.
(20) Vandecreek, Thomas, Jessen, Gibbons & Strasser, 1991.
(21) Burgener, 1999.
(22) Fitchett, Burton, & Sivan, 1997; Moadel, Morgan, Fatone, Grennan, Carter, Laruffa, Skummy, & Dutcher, 1999.
(23) Carey, 1985; Fitchett, Meyer, & Burton, 2000.
(24) Gibbons, Thomas, VandeCreek, & Jessen, 1991.
(25) VandeCreek & Lyon, 1997
(26) Sharp, 1991.
(27) Daly, 2000.
(28) VandeCreek & Lyon, 1994-1995.
(29) Yankelovich Partners, Inc., 1997.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home